quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

TRON - Uma Odisséia Eletrônica X TRON - O Legado


Sou um admirador de ficção ciêntífica, ou melhor, da boa ficção científica. Aquela que imaginada primeiramente por autores brilhantes como Julio Verne, Isaak Asimov, Robert Heinlen, Francis K. Dick e Willian Gibson. Daí cientistas sonhadores e empolgados, inspirados nas possibilidades imaginadas pelos autores, se atiram em pesquizas que acabam resultando em inventos e descobertas reais. Como por exemplo o Fax, o foguete espacial, o submarino, o raio laser, telefone celular, etc.

Eu nunca fui empolgado por TRON. Gosto de filmes com bons roteiros (estórias), e sempre soube que era um roteiro bem superficial, um filme que se os criadores tivessem aproveitado melhor a idéia, poderiam ter conseguido emplacar muito melhor. Minha admiração por TRON se limita apenas a questão da tecnologia. Tenho vamos dizer, uma reverência tecnológica por TRON - um respeito.

Observe que naquela época, não havia ainda a expressão "multimídia", não havia DVD, o Macintosh - computador com melhores recursos de video e som na epoca - ainda nem engatinhava, mamava e mijava nas fraldas. Não haviam nem programas profissionais de renderização de imagem voltados para a animação. Mouse?! o que é isso?! Tudo foi criado excepcionalmente para o filme, servindo de plataformas para muitas outras produções que viriam depois, e se tornando a referência para a criação de softers, efeitos e plataformas exclusivas para a criação computadorizada.

Comparo TRON aos trabalhos da banda Kraftwerk, no início da década de 80. Era um som que não servia pra dançar, que em muitos casos irritava e que pouquíssimas pessoas conhecem, entretanto foi um experimentalismo que abriu as portas para a música eletrônica. Todos os efeitos musicais, programas e instrumentos eletrônicos que hoje existem voltados para música eletrônica em todas as suas vertentes, são descendentes do que o Kraftwerk entre outros artistas criaram. Assim é TRON.

TRON foi influência para o filme War Games (1983), e principalmente do seriado Automan - no mesmo ano, e de muitos outros da mesma época e que cogitavam a possibilidade de uma interação entre o mundo digital e o mundo físico.

Ainda não assisti a TRON O LEGADO, mas ainda vou assistir. Espero que tenham aproveitado melhor o argumento - colocado maiores e melhores diálogos. Agora você tem que concordar comigo: TRON é avô de Matrix, e nasceu de quem leu Neuromancer (uma visão do futuro da informática e do mundo bem hardcore - uma espécie de 1984 da informática). O próprio MCP lembra muito o ditatorial HAL 9000 de 2001 Uma Odisséia no Espaço.

Um comentário:

  1. Realmente, não há como negar que muitos filmes bons desse gênero tenham uma pitada de TRON. Isso, porém, é algo muito recorrente na indústria cinematográfica - o cara se baseia em filmes anteriores pra criar o seu próprio.

    ResponderExcluir